Visão 2024: os temas mais urgentes em desenvolvimento sustentável, segundo especialistas
- Gabriel Cardoso
- 28 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

O UNDP lançou um relatório com um olhar amplo sobre o desenvolvimento no mundo, guiado por provocações como
Em que estágio estamos? Quais são as tendências em desenvolvimento sustentável? O que devemos observar? O que permanece incerto no estágio atual?
Após ouvir mais de 500 especialistas e consolidar a escuta, 13 são os temas mais agudos para #DesenvolvimentoSustentável no mundo:
🌍 Multilaterismo em fluxo. Conflitos e desacordos estão redefinindo e realinhando alianças históricas e o comércio internacional.
⚡️ Policrise. Múltiplas crises, simultâneas, em diversos campos serão nosso teste definitivo de #resiliência.
🤝❌ Déficit de confiança. A confiança nas instituições e nas pessoas declina e desafia contratos sociais, testando relações, engajamento político e sistemas democráticos.
⚖️❌ Igualdade de gênero atrasada. Desigualdade persiste com obstáculos legais, violência, sub-representação, estereótipos e preconceitos culturais.
🔄 Pobreza em evolução. Infelizmente temos novas fronteiras na privação humana, como clima, energia e digitalização.
💸❓ O dilema da dívida e a necessidade reformas financeiras. Enquanto a dívida de nações se multiplica, a pergunta permanece: pagamento ou progresso?
🌱💰 Finanças sustentáveis (da contabilidade à responsabilidade). Alguns avanços e muitos desafios no financiamento verde e sustentável.
📲🔍 Ética como nova fronteira digital. Inteligência artificial, desinformação e acesso desigual à internet trazem desafios globais ao desenvolvimento.
🌐🚫 Desafios da tecnologia. Tecnologias de ponta estão em expansão, mas falta inclusão digital nos países em desenvolvimento. Ciência aberta e deep tech são vetores para impulsionar ODS.
🌡️🩺 Saúde diante da mudança climática. Riscos de (novas) doenças desafia sistemas de saúde globais. Inovações em saúde prometem avanços, mas enfrentam barreiras de acesso.
🌿⚖️ Transição verde. Boom das energias renováveis enfrenta desigualdades de investimento, equidade, acesso e contribuem para tensões geopolíticas.
🌎🆘 A crise planetária tripla. Mudança climática, perda de biodiversidade e aumento da poluição estão entre os TOP 10 riscos da próxima década. Compromissos multilaterais e de negócios em andamento enfrentam teste de eficácia.
🚶♂️🌏 A complexidade da migração. Mudanças climáticas, fatores socioeconômicos, envelhecimento populacional e escassez de habilidades influenciam novos padrões.
A ideia-clichê de mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo parece encontrar, cada vez mais concretude com a realidade.
Alinhar, em busca do bem maior, desafios que parecem contraditórios e paradoxais, me parece o meta-desafio que temos hoje, especialmente em um Brasil polarizado, como líderes.
Material rico para formuladores de políticas públicas, políticos, acadêmicos, empreendedores sociais, líderes da sociedade civil e executivos de empresas privadas.
Link para o estudo completo: https://www.undp.org/future-development/publications/2024-undp-trends-report-landscape-development
Comentários