Eu ainda não havia conhecido um negócio de impacto no Brasil, liderado pela segunda geração da família, até conversar com o Pedrinho Jr, CEO do Grupo Carteiro Amigo Express.
A Carteiro Amigo é uma LogTech de impacto social, pois possibilita o acesso ao consumo virtual para pessoas que moram em comunidades e não possuem endereço regulamentado pelo código de endereçamento postal (CEP). Segundo Pedrinho Jr., mais de 90% da favela não consegue receber encomendas, o que representaria cerca de 17 milhões de brasileiros.
De olho no problema social, o pai dele encontrou uma oportunidade há 23 anos e de lá para cá readaptação e reinvenção foram as palavras no cotidiano da família empreendedora social. Hoje, o Carteiro Amigo possui dois modelos de monetização: B2C, nas roteirizações daqueles que querem receber encomendas, e no B2B, para embarcadores que querem entregar encomendas.
Na conversa que Aurélia Melo e eu tivemos com ele, abordamos temas como logística, cadeia de suprimentos, parcerias estratégicas, franquia, escala, expansão, monetização, impacto social e muito mais.
O lema de Pedrinho é errar, fracassar, aprender e se reerguer, retratado em uma das histórias que ele contou quando o Carteiro Amigo tentou escalar via o modelo de franquias: "fomos para 11 comunidades novas e aprendemos 11 formas de não fazer negócio".
Esse papo faz parte da #Transformação, um projeto do Instituto Sabin com parceria técnica da Viggas Co.Lab, feito para apoiar empreendedores de impacto socioambiental positivo no desenvolvimento de suas organizações com ferramentas, eBooks, vídeos, podcasts e, agora, entrevistas com empreendedores do Brasil para lhe ajudar na sua jornada.
Você pode acessar em www.jornadasocial.com.br
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