Inspirada pela leitura de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que Anna Luísa Beserra decidiu enfrentar o problema socioambiental da falta de água no Brasil.
Seu negócio de impacto, a Sustainable Development & Water For All - SDW, oferece 8 serviços relacionados à agua e ao saneamento básico para pessoas e comunidades em vulnerabilidade. Ao longo da história, já impactou positivamente a vida de mais de 30.000 pessoas em 15 estados do Brasil! A cada R$ 1 investido na SDW, R$ 27 retornam em benefícios para a sociedade, segundo seus cálculos de SROI (Social Return on Investment).
Porém, o foco do papo que eu e a #GioavanaSantos tivemos com ela foi sobre ser empreendedora social. Quais são os valores, as competências e os comportamentos necessários? Que tipo de desafios, medos e alegrias compõem a jornada de uma empreendedora social no Brasil como ela?
Em uma conversa profundamente sensível e sincera, falamos sobre erros, resiliência, comunicação, criatividade, liderança, frustração, a importância de se cercar de pessoas complementares, lidar com incertezas e riscos, e muito mais.
"Somos jovens, somos mulheres, somos nordestinas. E estamos aqui para mudar o mundo", afirma Ana como lema da SDW, que, segundo ela: "é um CNPJ com coração".
Eu duvido que após assistir este papo, você não sairá orgulhoso/a de que nosso país tenha uma jovem cientista e empreendedora social fazendo o trabalho que ela faz, como ela faz.
Este papo faz parte da #TransformAção, um projeto do Instituto Sabin com parceria técnica da Viggas Co.Lab feito para apoiar empreendedores de impacto socioambiental positivo no desenvolvimento de suas organizações.
Nela você encontra ferramentas, eBooks, vídeos, podcasts e, agora, entrevistas com empreendedores do Brasil para lhe ajudar na sua jornada. O conversa com a Ana fez referência ao capítulo 2: você empreendedora e empreendedor social.
Acesse em: www.jornadasocial.com.br
Comentarios