O Centro Universitário UDF abriu a disciplina Inovação e Empreendedorismo Social a todos os cursos de graduação da instituição. Além de participar do desenho do plano de ensino, serei o professor responsável por executá-la nas duas primeiras turmas experimentais.
Com um caráter eminentemente prático -- inclusive com a proposta de intervenção social por parte dos estudantes -- a disciplina busca tem como ementa o estudo e vivência do processo social empreendedor, a partir da nova lógica digital e da inovação, orientado para a construção de propostas para a solução e mitigação de problemas sociais contemporâneos.
Quero aproveitar e compartilhar aqui, com você, alguns elementos do Plano de Ensino
1. OBJETIVOS
1.1 Cognitivos
Compreender a nova lógica digital e sua influência no cotidiano profissional e social.
Refletir sobre a responsabilidade individual e coletiva frente a problemas sociais contemporâneos.
Conhecer algumas das principais possibilidades disponíveis para correção e solução de problemas sociais.
Estimular o pensamento criativo e a prática da inovação no contexto pessoal e profissional.
1.2 Habilidades
Aplicar em contextos específicos ferramentas e instrumentos de inovação, gestão e empreendedorismo.
Aprimorar a capacidade de autoconhecimento, autoimagem, autoestima e autoconfiança.
Identificar problemas sociais contemporâneos e construir formas viáveis para solucioná-los.
Conceber e planejar um projeto de empreendimento social ou de extensão universitária.
Enriquecer a capacidade de comunicação, persuasão e construção de redes de relacionamento.
1.3. Atitudes
Fomentar e potencializar atitudes como proatividade, iniciativa, independência, perseverança e resiliência.
Estimular atitudes conciliatórias, de respeito e de coletivismo.
Fortalecer valores como liberdade, ética, justiça, transparência, bondade e solidariedade
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
2.1 Ambientação (12h)
O que fazemos aqui?; Nova lógica digital; Cultura beta e maker; Teoria do stakeholders; Empreendedorismo Social; Extensão universitária; Tendências.
2.2 Competências empreendedoras (16h)
Autoconhecimento; Competências do século XXI; Valores do empreendedor social; Empatia.
2.3 Problemas sociais (12h)
Responsabilidade individual e coletiva; Conceituação e categorização; Causas sociais; Problemas locais e nacionais
2.4 Criatividade e inovação (12h)
De onde vêm as boas ideias?; Criatividade, inovação e mudanças; Design thinking.
2.5 Soluções Sociais (16h)
Modelo lógico; Projetos sociais; Modelo canvas para negócio de impacto social; Medindo o impacto social.
2.6 Atuação em Rede (12h)
Sociedade em rede; Pitch; Storytelling; Captação de recursos e mobilização de parceiros.
3. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Serão utilizadas estratégias tradicionais e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
No campo tradicional, haverá aulas dialogadas; atividades individuais e em grupo; leitura e estudos de caso; seminários; visitas de campo.
Em termos de metodologias ativas, utilizar-se-á sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e instrução por pares.
Os recursos didáticos previstos são: livros físicos e digitais; artigos científicos; projetor e equipamento multimídia; quadro branco; sites e redes sociais (facebook e Snapchat); aplicativos educacionais (Socrative e Plickers); vídeos e podcasts.
4. ALGUMAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADRIANO STADLER (ORG.) ELAINE ARANTES ZÉLIA HALICKI. Empreendedorismo e Responsabilidade Social. Editora Intersaberes, 2010.
BURGELMAN, Robert A.; CHRISTENSEN, Clayton M.; WHEELWRIGHT, Steven C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.
CARDOSO, Gabriel. Mude, você, o mundo: manual de empreendedorismo social. Lura: São Caetano do Sul, 2015.
COMINI, Graziella; BARKI, Edgard; AGUIAR, Luciana Trindade de. Três perspectivas para negócios sociais: uma análise multicasos brasileiros. Revista de Administração, [S.l.], v. 47, n. 3, p. 385-397, sep. 2012. ISSN 1984-6142. Disponível em: <http: www.revistas.usp.br="" rausp="" article="" view="" 48221="">. Acesso em: 28 june 2016. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-21072012000300004.</http:>
MARIANO, Sandra R. H.; MAYER, Verônica F. Empreendedorismo : fundamentos e técnicas para criatividade. Rio de Janeiro : LTC, 2011.
MATTOS, Tiago. VLEF. Edição do Autor. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.vlef.me/
SANTANA, Ana Lucia de M.; SOUZA, Leandro Marins. Empreendedorismo com foco em negócios sociais. Curitiba: NITS UFPR, 2015. Disponível em: http://www.negociossociais.ufpr.br/geral/livro-empreendedorismo-com-foco-em-negocios-sociais/
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Inovação e sustentabilidade: bases para o futuro dos pequenos negócios. São Paulo: SEBRAE, 2013. 209 p.